sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Desconecte-se do trabalho e aproveite melhor o Natal e o Ano Novo


Chegamos a mais um final de ano e com ele, as festividades de natal e réveillon. As principais datas comemorativas, os dias 25 e 31 de dezembro, cairão durante a semana e para que preocupações com demandas de trabalho não lhe atrapalhem durante suas comemorações, separamos algumas dicas.

Relaxe e desfrute da companhia de sua família e amigos: Aproveite para se conectar mais as pessoas que você ama e colocar a conversa em dia. Deixe seus emails de trabalho para depois. Nada de ficar acessando-os, via celular/tablet.

Divirta-se: Desfrute desses instantes felizes. Procure distrair-se, mas cuidado para não cometer excessos com bebidas e comidas, pois isso pode fazer você se arrepender depois.

Deixe o trabalho de lado: As questões de trabalho, sempre estão em nossa mente, e isso é muito importante, mas nos momentos corretos. Enquanto estiver comemorando as festas de final de ano procure se desligar, dar mais atenção aos familiares e amigos,  como também falar de outros assuntos que não seja trabalho.

Cuidado com o presente:  Se você estiver participando de amigo secreto em família, procure saber o que a pessoa deseja ganhar. Busque informações com parentes para não errar na escolha.

Entre no clima: É tempo de festa e celebração. Entre no clima de natal e ano novo e deixe esta magia contagiar você e as pessoas ao seu redor.

Aproveite as dicas. Nesta época de festas é chegado o momento de rever, abraçar, estar com seus familiares e amigos e ser feliz. O Natal e o ano de 2013 nos convidam a refletir sobre tudo o que fizemos em 2012, e a pensar no que podemos evoluir neste novo ciclo que se aproxima.

Aproveite cada momento!

Um grande abraço

Elizabete Pereira Gonçalves

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Redes sociais e as relações de trabalho

As redes sociais são frequentemente tratadas como vilãs por atrapalharem a produtividade dos colaboradores. Mas também são aliadas quando o assunto é recrutamento. O fato é que as redes sociais, hoje, podem ser benéficas tanto quanto prejudiciais para quem às usam. Entretanto, sabe quem define isso? Você!

Recentemente, uma brasileira ex-colaboradora de um Pet Shop, em Curitiba, foi condenada a pagar uma indenização de R$ 4 mil aos seus antigos patrões. O motivo? Ofender, com palavras de baixo calão, os ex-patrões na rede social Orkut.

Há alguns anos, um editor de uma famosa revista foi demitido por criticar, via Twitter, outra revista da mesma editora na qual a sua estava licenciada. E esses são apenas dois casos de algo que pode se tornar comum, caso não se tenha “postura” e seja razoável ao utilizar essas ferramentas.

Não há mais uma separação da vida online com a offline. Esses dois mundos se tornaram um e, obviamente, suas atitudes reverberarão neles.

Carreira

O Google publicou uma pesquisa feita na Europa em que revelou dados interessantes sobre quem usa redes sociais e o mundo corporativo. No grupo daqueles que usam frequentemente as redes sociais há uma maior incidência de promoção, 86%. Enquanto, no grupo daqueles que não são usuários, apenas 61% foram promovidos.

Outro dado interessante, e polêmico para alguns, é o que revela que aqueles que usam redes sociais consideram o trabalho mais interessante do que aqueles que não usam (60% contra 42%). Além disso, 36% deles têm expectativas de melhores oportunidades nos próximos dois anos, nos não-usuários a porcentagem é de apenas 19%.

Enfim, as redes sociais são apenas ferramentas. E como pudemos perceber, elas podem ser um ambiente de lazer e trabalho, mas perigoso se usado de forma inadequada. Portanto, use-as com bom senso.


Fonte: Equipe IBC Coaching

Um grande abraço

Elizabete Pereira Gonçalves
Coach Profissional

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Mesmice: mantenha longe da sua carreira

Sempre o ouvimos falar que os relacionamentos duradouros estão ligados ao fato de não caírem na mesmice. Essa busca pelo novo e inquietude parece ser natural do homem que sempre está em busca da felicidade.

Em nossos empregos devemos ter um posicionamento assim. Quando começamos em um novo cargo em uma nova corporação ficamos empolgados nos primeiros meses, pois estamos conhecendo pessoas, rotinas diferentes e outros desafios. O novo é empolgante!

Mas, às vezes, caímos na armadilha da mesmice. As tarefas se repetem, seu trabalho pode torna-se cansativo, “chato” e, naturalmente, você pode começar a não gostar do que faz.  E, como consequência, estagna-se profissionalmente.

Vejamos abaixo três dicas que te ajudará a não cair na mesmice em sua carreira:

Invista em cursos de atualização – Sempre que possível faça novos cursos ligados a sua área de atuação. É uma ótima forma de você se especializar, estar atento as novidades, acumular novos aprendizados e trocar experiências com outros profissionais. Sem contar que é uma boa oportunidade para aumentar o seu networking.

Você é responsável por sua carreira – Se a empresa não oferece oportunidades ou o apoio necessário para exercer de forma plena o seu trabalho, busque por si só evolução profissional, pois você que é o responsável pelo sucesso em sua carreira. Dê o melhor de si sempre, mesmo em situações adversas busque automotivação para desenvolver suas competências e superar as adversidades. São nos momentos de pressão que os melhores se destacam.

Faça exercícios físicos diários – Isso mesmo! Faça atividade física diariamente, pois através dela o seu corpo aumentará a produção de serotonina e endorfina, responsáveis pela sensação de bem-estar, redução do estresse e ansiedade. Quem pratica esporte está mais preparado emocionalmente para aguentar as pressões do dia a dia.

Fonte: www.ibccoaching.com.br

 Um Abraço

Elizabete P.S.Gonçalve
Coach Profissional

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O que é e o que faz um Coach?



O Coach é o profissional especializado no processo de Coaching. 

Pode ser considerado um treinador que assessora o cliente(coachee), levando-o a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos. 

A essência do Coaching está em fornecer suporte para uma pessoa mudar da maneira que deseja, assim como auxiliar a seguir a direção desejada. 

O Coach não precisa ser um especialista na área de atuação de seu cliente. O Coaching cria consciência, potencializa a escolha e leva à mudança.

Um profissional de Coaching deve ter conhecimentos em comportamento humano, mudança, negócios e principalmente em seu nicho de atuação.

Em reuniões que são sessões sejam elas, semanais, quinzenais ou mensais o Coach aplica técnicas, ferramentas e um questionamento poderoso para mobilizar seu cliente(coachee) a entrar em ação para atingir suas metas e acelerar os resultados em sua vida.

O Coach está focado em liberar o potencial e maximizar a performance dos indivíduos na vida pessoal e profissional.

Fonte: IBCCoaching

Um abraço

Elizabete P.S.Gonçalves
Administradora de Empresas
Professional And Self Coach/Behavioral Analyst/Business and Executive Coach

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Quando uma Pessoa deve Buscar o Processo de Coaching?


Uma pessoa deve buscar um processo de coaching quando:

Desejar sair da estagnação em direção a uma vida mais próspera, mais equilibrada e bem sucedida.

Desejar ser mais feliz e mais amada por si mesma e pelos outros.
Desejar abandonar vicíos e compulsões como por exemplo: fumar, beber e outros…
Desejar traçar uma estratégia eficiente para ganhar mais dinheiro.
Desejar obter mais realizações pessoais e profissionais.
Desejar mudar de carreira ou conquistar uma posição mais elevada.
Desejar superar alguns limites e bloqueios pessoais.
 
Desejar sair de situações de crise ou adversidade.



 
Elizabete Gonçalves
Coach Profissional
38 8828 6691

Quando uma Empresa deve Buscar o Trabalho de um Coach?



Uma empresa deve buscar o trabalho de um Coach quando necessitar:
- Gerar novos comportamentos e atitudes voltados para resultados.
- Desenvolver a comunicação entre as pessoas, ampliando a sinergia e confiança.
- Harmonizar os relacionamentos internos, resolver conflitos entre pessoas ou equipes.
- Ampliar a produtividade dos colaboradores e lideranças.
- Elevar os índices de Satisfação no Trabalho, Motivação e Felicidade.
- Aumentar as vendas e consequentemente o faturamento.
- Desenvolver Equipes de Alta Performance.
 Um coach pode atuar nas mais variadas temáticas:
- Motivar Colaboradores
- Definir Metas & Objetivos
- Criar Líderes de Alta Performance
- Transformar Crenças Limitantes
- Energizar Equipes de Vendas
- Alinhar a Cultura Organizacional
- Harmonizar Relacionamentos
- Desenvolver Equipes de Alta Performance
- Lançamento de Produtos
- Comunicação Interna
- Comunicação com o Cliente
- Administração e superação de conflitos
- Gestão do Tempo
- Planejamento estratégico
- Relacionamento Humano
Fonte: IBCCoaching
Conquiste melhores resultados, tenha um Business and Executive Coach na sua organização!
 
Elizabete P.S.Gonçalves
Business and Executive Coach
Luz Coaching – Desenvolvimento Humano
coachelizabete@gmail.com (38 8828 6691)

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Aumente a sua confiança e realize mais




Um dos fatores mais importantes, e que impedem muitas pessoas de correrem atrás de seus objetivos e sonhos, é a falta de confiança em si mesmas, e consequentemente, o medo do fracasso.
O medo sempre vai existir, pois é também uma forma de autopreservação, mas você pode evitar que ele domine e o impeça de lutar  pelo que você acredita e deseja realizar em sua vida pessoal e profissional.

Para te ajudar a ser mais confiante, selecionamos algumas dicas:
Pense Positivo
Pensar positivo pode gerar grandes mudanças que impactam em todos os âmbitos de sua vida. Substitua os pensamentos negativos por positivos e permita-se ir além. Não fique preso às crenças limitadoras, acredite em você mesmo e no seu potencial.

Saia do Comodismo
Para superar os desafios, é necessário sair da zona de conforto. Quanto mais você criar e vivenciar novas situações, mais preparado e seguro estará para encarar os imprevistos que surgirem.

Não fuja do Medo, Encare-o!
Para superar o medo, teste seus limites. Comece a agir dando pequenos passos, isso fará com que você acredite mais em si mesmo e alcance mais confiança.

Saia da Rotina
Deixe a rotina de lado e passe a fazer coisas diferentes: mude a rota ao ir para o trabalho, pratique esportes, leia um livro diferente do que está acostumado, visite lugares que nunca foi, escute um estilo de música novo, experimente quebrar paradigmas e divirta-se!

Termine o que Começou
Para que você tenha mais confiança em si mesmo, um grande passo é concluir aquilo que começou.  E mesmo se encontrar dificuldades na realização de alguma tarefa, não deixe de executá-la. Busque novas soluções, faça de modo diferente, mas conclua o que iniciou. Isso mostra que com foco e dedicação, você será capaz de realizar qualquer coisa.

Um grande abraço e muita LUZ na sua caminhada!

Elizabete P.S.Gonçalves
Administradora de Empresas
Professional And Self Coach/Behavioral Analyst

terça-feira, 20 de novembro de 2012

FILA INDIANA



Para mim, os homens caminham pela fase da fila indiana.
Cada um carregando uma sacola na frente e outra atrás.
Na sacola da frente, nós colocamos as nossas qualidades.
Na sacola de trás, guardamos os nossos defeitos.
Por isso durante a jornada pela vida, mantemos os olhos fixos
 nas virtudes que possuímos, presas  em nosso peito.
Ao mesmo tempo, reparamos impiedosamente nas costas do
 companheiro que está adiante, todos os defeitos que ele possui.
E nos julgamos melhores que ele, sem perceber que a pessoa 
andando atrás de nós, está pensando a mesma coisa a nosso respeito.

MUDE!!

Ainda dá tempo, e não esqueça...

A vida é como jogar uma bola na parede:

Se for jogada uma bola azul, ela voltara azul;
Se for jogada bola verde, ela voltará verde;
Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca;
Se a bola for jogada com força, ela voltará com força.
Por isso, nunca jogue uma bola na vida de forma que você
 não esteja pronto a recebê-la.

A vida não dá nem empresta; não se comove nem se apieda.
Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos...
(ALBERT EINSTEIN)

Contribuição: Coach Renata Lemos (rrlemos1@gmail.com)


Grande Abraço

Elizabete P.S.Gonçalves
Administradora de Empresas
Professional And Self Coach/Behavioral Analyst
Luz Coaching - Desenvolvimento Humano

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Preste atenção no que você faz






"Existem pessoas que não prestam atenção no que fazem e depois passam a vida inteira arrependidas pelo que não fizeram, mas poderiam ter feito, e se martirizam por seus erros.

Gosto de uma música que Frank Sinatra costumava cantar, My way. O curioso é que só fui prestar atenção na letra dessa canção quando escrevia este texto. Ela diz mais ou menos assim:
"Se eu acertei ou se errei, fiz isso da minha maneira".

Quando olho para trás, percebo que fiz muitas bobagens.
Acertei bastante, mas também errei bastante.
Quando olho para diante, tenho certeza de que vou acertar e errar bastante também.
É impossível acertar sempre.
Mas o importante é que não gastemos nosso tempo nem nossa energia nos torturando.
A autocrítica pelo que não deu certo, além de ser nociva para a saúde, faz que a gente perca os passarinhos que a vida nos oferece no presente.

Um dia destes, um dos meus filhos me perguntou por que eu tomei determinada decisão estúpida tempos atrás.

Respondi que me arrependia do que tinha feito, mas expliquei que, naquele momento, minha atitude me parecia lógica.
Se eu tivesse o conhecimento e a maturidade de hoje, certamente a decisão seria diferente.

Por isso é que lhe digo: não se torture por algo que não deu certo no passado.
Talvez você tenha escolhido a pessoa errada para casar.
Talvez tenha saído da melhor empresa onde poderia trabalhar.
Talvez tenha mandado uma filha grávida embora de casa.
Não importa o que você fez, não se torture. 
Apenas perceba o que é possível fazer para consertar essa situação e faça.
Se você sente culpa, perdoe-se.
E, principalmente, compreenda que agiu assim porque, na ocasião, era o que achava melhor fazer.

Há uma história de que gosto muito: um pescador chegou à praia de madrugada para o trabalho e encontrou um saquinho cheio de pedras. Ainda no escuro começou a jogar as pedras no mar. Enquanto fazia isso, o dia foi clareando até que, ao se preparar para jogar a última pedra, percebeu que era preciosa!

Ficou arrependido e comentou o incidente com um amigo que lhe disse:
Realmente, seria melhor se você prestasse mais atenção no que faz, mas ainda bem que sobrou a última pedra!

Existem pessoas que não prestam atenção no que fazem e depois passam a vida inteira arrependidas pelo que não fizeram, mas poderiam ter feito, e se martirizam por seus erros.
Se você está agindo assim, deixo-lhe uma mensagem especial: não gaste seu tempo com remorsos nem arrependimentos. Reconheça o erro que cometeu, peça desculpas e continue sua vida.

Você ainda tem muitas pedras preciosas no coração: muitos momentos lindos para viver e muitos erros para cometer.

Aproveite as oportunidades e curta plenamente a vida.

Curta os passarinhos. Eles são os presentes do universo para você!
 (Roberto T. Shinyashiki)


Grande abraço e muita luz na sua vida!!
 

Elizabete P.S.Gonçalves
Administradora de Empresas
Professional And Self Coach/Behavioral Analyst
Luz Coaching - Desenvolvimento Humano